Programa Aprendiz

Programas de Aprendizagem

Ao término do Programa TransformAção, os adolescentes são inseridos em empresas colaboradoras, como aprendizes administrativos ou aprendizes de produção, registrados em carteira profissional pela Entidade e com direitos constantes na CLT, resguardados e protegidos como pessoa em desenvolvimento.

Nesse contexto, de aprendizagem prática e teórica, o jovem tem assegurados, os direitos à profissionalização, à proteção à vulnerabilidade social, ao respeito à condição de pessoa em desenvolvimento físico e psicológico.

Os módulos práticos e teóricos visam facilitar a aprendizagem profissional, uma vez que os aprendizes estarão inseridos em funções que demandem formação e capacitação em atividades de complexidade progressiva, proporcionando-lhes uma visão geral da área administrativa.

Assim sendo, a integração à sociedade e à cidadania fica resguardada, melhorando a autoestima e autoconfiança, potencializando o entusiasmo diante da vida profissional.

Esse programa se alicerça nos termos da Lei 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, no que se refere ao trabalho do adolescente através da Lei 10097/2000, na condição de Aprendiz, e devidamente cadastrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com registro sob nº 386/CMDCA/1994 do Município de São Paulo.

Atividades Práticas:

APRENDIZ ADMINISTRATIVO:

Registrar a entrada e saída de documentos; triar documentos; distribuir documentos; conferir dados e datas; verificar documentos conforme normas; classificar documentos segundo critérios pré-estabelecidos; arquivar documentos conforme procedimentos; digitar textos e planilhas; preencher formulários; coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; efetuar cálculos; elaborar correspondências; verificar prazos estabelecidos; localizar processos; acompanhar notificações de não conformidade; encaminhar protocolos; atualizar cadastro; fornecer informações sobre produtos e serviços; identificar natureza das solicitações dos clientes; registrar reclamações dos clientes; executar rotinas de apoio na área de recursos humanos; controlar material de expediente; levantar a necessidade de material; requisitar materiais; conferir material solicitado; providenciar devolução de material fora de especificação; distribuir material de expediente; controlar expedição de malotes e recebimentos; pesquisa de preços.

APRENDIZ DE PRODUÇÃO:

Apontar a produção, controlar a frequência de mão de obra. Acompanhar as atividades de produção, conferir as cargas e verificar documentação, preencher relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos. Controlar movimentação de carga e descarga.